Espaços Religiosos e Litúrgicos

“A Igreja é considerada “a casa de oração onde a Eucaristia é celebrada e conservada, onde os fiéis se reúnem, onde a presença do Filho de Deus é honrada para auxílio e consolação dos cristãos deve ser bela e adequada para a oração e as celebrações religiosas. Nesta casa de Deus, a verdade e a harmonia dos sinais que a constituem devem manifestar o Cristo que está presente e age neste lugar…” (CIC 1180).

A comissão diocesana para os espaços religiosos e litúrgicos procura servir a missão do Bispo na apreciação de projetos para novas Igrejas ou remodelação dos espaços celebrativos e ajudar as comunidades na organização destes espaços, de modo a que as orientações da Igreja sejam observadas, no respeito pelo espírito da Celebração Litúrgica e pelo património que nos foi legado. É uma comissão que funciona na interdisciplinaridade com a Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja e com o Secretariado Diocesano de Liturgia.

Pe Joaquim Ganhão